Por: Beatriz Valverde, Nutricionista esportiva funcional e especialista em nutrição comportamental (Mindful eating)
Uma alimentação saudável e adaptada à sua rotina tem diversos benefícios que vão além de um corpo saudável e um bom estilo de vida. Uma nutrição adequada e personalizada é capaz de trazer mais vigor e suavidade aos seus fios de cabelo.
Quando o cabelo está seco, oleoso, sem vida, quebradiço, isto significa falta de nutrientes. Além da alimentação inadequada, outro fator que influencia na saúde capilar é o estresse que com uma alimentação adequada também conseguimos normalizar os níveis deste.
Para manter seus fios lindos e cheios de vitalidade, inclua em sua alimentação:
Água: muitas pessoas esquecem de consumi-la, porém quando se fala de hidratação esta é essencial. Ideal é consumir 350 ml por Kg/peso. Exemplo: seu peso 50 Kg, então deve consumir: 50 x 0,035 = 1,75 L
Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite extra virgem, nozes, castanhas e óleos de soja e milho.
Biotina: vitamina essencial para quando seus cabelos estão frágeis. Estimula o crescimento do cabelo e previne os fios brancos. Alimentos com biotina: cenoura, ovos, banana e oleaginosas.
Cálcio: a falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, vegetais verde escuros, sardinha e salmão são tão importantes.
Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.
Cistina: é um aminoácido, ou seja, compõe as proteínas. A cistina está muito presente na alfa-queratina, a proteína básica de construção das unhas, cabelos e pele.
Magnésio: é essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.
Cisteína: participa da reestruturação e fortalecimento capilar. É possível obter a cisteína através de sua dieta, ao consumir alimentos que são fontes desse aminoácido como: carnes e aves, leite, iogurte e queijo, grãos e vegetais, couve de Bruxelas e brócolis e cebola.
Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.
Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.
Selênio: estimula o crescimento do cabelo e reduz a caspa. Pelo seu potencial de ação antifúngico previne uma série de doenças capilares. Boas fontes são: castanha do para, farinha de trigo integral, gema de ovo, frango, arroz integral…
Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.
Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.
Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.
Agende sua consulta e saiba mais como sua alimentação pode melhorar sua saúde e cabelo.
Por Beatriz Valverde, nutricionista esportiva funcional e especialista em nutrição comportamental (Mindful Eating).
Clínica Azzi – Alameda Terracota, 250 – CJ 304 – Cerâmica – 4224-2000 – www.clinicaazzi.com.br